Propaganda secundária

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Polarização atinge 74% dos brasileiros, com petistas superando bolsonaristas, diz Datafolha


A polarização política segue forte no Brasil e atinge 74% da população, segundo levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira (24). Os dados mostram que o grupo identificado com


o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, soma 40%, superando os 34% de eleitores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, ouvindo 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


Outros 18% dos entrevistados se declararam neutros, enquanto 6% afirmaram não apoiar nenhum dos dois grupos e 1% não soube responder. Em levantamento anterior, feito em julho, o índice de polarização era de 76%, com petistas e bolsonaristas tecnicamente empatados.


Desde dezembro de 2022, o Datafolha utiliza uma escala de 1 a 5 para medir a identificação política da população. Os entrevistados que se posicionam nos níveis 1 e 2 são classificados como bolsonaristas, enquanto os que indicam 4 e 5 são considerados petistas. Aqueles que escolhem o número 3 são enquadrados como neutros.


O levantamento mais recente foi realizado após a prisão e condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Já o presidente Lula aparece na liderança das pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno.


Perfil dos eleitores

Segundo o Datafolha, o petismo é mais presente entre mulheres, aposentados, pessoas com escolaridade até o ensino fundamental, moradores da região Nordeste e católicos.


O bolsonarismo, por sua vez, é mais forte entre homens, empresários, eleitores com renda entre cinco e dez salários mínimos, moradores da região Sul e entre evangélicos.


A pesquisa também aponta que a polarização é mais intensa entre pessoas com 60 anos ou mais, faixa etária em que a grande maioria se identifica com um dos dois grupos políticos.


Apesar do cenário polarizado, a identificação ideológica — direita ou esquerda — é menor do que a polarização entre Lula e Bolsonaro, indicando que o embate entre lideranças ainda pesa mais do que o posicionamento político tradicional.

Polarização política atinge 74% dos brasileiros, aponta pesquisa Datafolha.

Foto: Agência Brasil